top of page
Search
  • Writer's picturePaulino Magalhães

Menos é mais.

Updated: Sep 10, 2021

Minimalismo é tendência para design, decoração, arquitetura e até lifestyle.

O termo tem sido tão utilizado que quando pensamos em um espaço minimalista, já imaginamos um ambiente contemporâneo, com paredes brancas e poucos móveis – mas não pára por aí. As pessoas que vivem o estilo minimalista dão adeus ao excesso de mobília, roupas e até notificações no celular.


O minimalismo surgiu de uma série de movimentos artísticos e culturais no início do século XX, e os designers aderiram ao estilo por volta de 1980. Sua principal influência veio da cultura japonesa e essa tendência veio contra a variação formal e cromática dos movimentos artísticos anteriores.


A ideia é subtrair tudo aquilo que é desnecessário. Seguindo o estilo, os edifícios passam a ser projetados com linhas retas e formas geométricas simples, os ambientes são decorados com poucos objetos, cores neutras e os produtos têm o layout mais clean e funcional possível.


Conforto e aconchego são os pontos mais importantes para que a nossa casa seja, de fato, um local para que possamos relaxar depois do trabalho ou descansar depois de uma longa viagem.


O estilo minimalista também pega emprestado alguns elementos do Design Industrial e do Escandinavo – por isso, é comum encontrar itens desses estilos em um ambiente minimalista, como cores apenas nos elementos decorativos e a presença de materiais naturais como madeira e couro.


O design minimalista propõe que os ambientes sejam claros, arejados e decorados com poucas mobílias, dando preferência à madeira como material – por isso, ao incorporar o estilo em casa, invista em móveis duráveis de design simples, poucas texturas e cores neutras.


Em ambientes de cores claras, é mais fácil perceber a existência de objetos no local – dessa maneira, qualquer bagunça ou objeto desnecessário pode causar uma poluição visual que será incômoda para quem vive ali.



60 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page